pref santos

Empoderando Meninas

Educar para o futuro

Por Dulcineia Vitor em 03/11/2021 às 09:15:40

Toda mulher sofre violência, de todos os tipos e durante toda a vida. Muitas pudemos sentir essa dor, mesmo antes de nascer; ainda na barriga de sua mãe. Por isso que precisamos empoderar as meninas. As pessoas confundem o termo empoderamento feminino com feminismo. A primeira se entende pelo ato de tomar poder sobre si, o poder de decisão sobre as suas próprias escolhas e decisões, fortalecendo o papel de todas na sociedade.

A segunda é um conjunto de movimentos políticos, sociais e ideológicos que têm como objetivo comum a luta contra a violência de gênero e pela igualdade de direito e de condições das mulheres na sociedade.

O empoderamento das meninas é fundamental para quebrar a desigualdade de gênero e incentivar desde cedo a não se submeterem a situações de submissão, desigualdade e todo tipo de violência. Por onde começar? Pela autoestima, uma adolescente se sente segura quando reconhece seu valor e este papel é da família. Aliás, o fortalecimento deve começar no ambiente familiar, é necessário que as regras e os trabalhos sejam igualmente divididos, entre filhos e filhas. A liberdade de escolhas é um fator importante, portanto, não oprima quem ela é ou deseja ser.

Aceite os interesses, comportamentos e não a pressione para seguir um determinado padrão imposto pela sociedade porque muitas meninas acabam desenvolvendo problemas emocionais por causa dessas imposições. Troque expressões advindas de um patriarcado ultrapassado, por frases de incentivo e valorização, que não restrinjam o papel de uma mulher na sociedade. Fuja de falas machistas como: "você deve se comportar como uma menina" ou "uma boa menina deve saber cozinhar para poder casar". Incentive sua menina a correr atrás dos sonhos, sejam eles quais forem, mesmo que não atendam às suas expectativas.

Deixe-a encontrar algo que goste e ter suas próprias metas e objetivos. Mostre que a Educação é sempre o melhor caminho para a independência emocional e financeira, pois, quem detém o conhecimento e o autoconhecimento, encontra sua liberdade. Apresente-lhe literaturas e referências de grandes mulheres que fizeram a diferença. Personalidades femininas que ganharam papel de destaque e ocupam espaços de liderança, viajando sozinhas e conquistando seu espaço.

Ensine que mulheres devem ser empáticas e incentive o convívio com outras meninas, educando para serem solidárias e não rivais. Prioritariamente converse sobre sexualidade, mantenha sempre um diálogo aberto e franco. Meninas devem saber se proteger desde cedo de abusos sexuais, assédios e de uma gravidez precoce. A informação é essencial, orientar, explicar e tirar dúvidas.

]A adolescente precisa ter confiança e não ter medo de compartilhar suas experiências. Isto não quer dizer que você não imponha limites. O empoderamento ocorre quando meninas não se deixam ser inferiorizadas pelo seu gênero e tomam atitudes que vão contra o machismo imposto pela sociedade. Uma mulher se torna incrível quando ela percebe que ela pode ser tudo o que ela quiser. O futuro é agora!

MC Donalds
classificados