pref santos

Pen´último Gole é o novo bar e restaurante do Gonzaga

Por Andrea Rifer & Gilda Lima em 15/09/2021 às 16:55:29

Misture parte dos sabores e da história de um tradicional restaurante de Santos com o jeitão do bar carioca. Essa é a receita do PUG bar e restaurante, inaugurado em 21 de julho. Aliás, o nome já é uma homenagem ao antecessor. Pen"Último Gole (ou PUG, pra facilitar) é uma forma de resgatar a memória do Último Gole, que começou como uma choperia em 1981 e acabou se tornando uma referência da gastronomia portuguesa por quase 40 anos.


No mesmo endereço do tradicional restaurante, na Rua Carlos Affonseca, 214, no bairro do Gonzaga, o PUG é uma oportunidade de matar a saudade e de conhecer pelo menos parte dessa história de sucesso do casal Orlando e Teresinha, proprietários do Último Gole. Alguns pratos consagrados do local, como a sardinha escabeche, a alheira e o famoso bolinho de bacalhau foram mantidos.

"Procuramos pensar em cada detalhe e idealizamos um lugar que a gente gostaria de sentar e passar horas", explica Paulo Battisti, um dos proprietários do PUG. O objetivo era fazer do local um espaço democrático, com clima bom e resgatar algumas tradições, como o chope, por exemplo. "A gente que gosta de beber sentia falta de um bom chope".

Principalmente nos finais de semana, a chopeira do local não para. Normalmente o PUG tem os chopes Brahma, Heineken e uma terceira via. "Mantendo o equilíbrio e defendendo a democracia, procuramos sempre ter uma terceira via para o cliente escolher. Já tivemos aqui o chope black da Brahma e agora estamos com o pilsen da Estiva", explica Battisti.

Além disso, nos finais de semana com chuva o PUG tem levado a praia para o bar, com a presença do Arnaldo, que faz a caipirinha mais famosa do canal 3 há mais de 20 anos. Ele já esteve no PUG em dois sábados preparando as bebidas para acompanhar a feijoada.

Aos sábados a proposta do PUG é oferecer pratos da baixa gastronomia no almoço. E, durante a semana, tem o prato executivo. O local conta ainda com várias porções e bolinhos que já caíram no gosto do cliente, como o de carne de panela com queijo e o de porco com goiabada e a mescla de linguiças artesanais.

Diariamente tem também os clássicos da casa como o Bacalhau do PUG (lombo de bacalhau confitado em azeite de ervas, batata ao murro e brócolis refogado com alho), o camarão do PUG (recheado com catupiry e empanado na farinha panko, com arroz de frutos da terra), e o filé à Carlos Affonseca (medalhão de filé mignon ao molho roti e alho frito, com arroz branco, brócolis e batata portuguesa de acompanhamento).

"Além da comida boa e do chope gelado, quem conheceu o Último Gole e agora está prestigiando o Pen"Último Gole também quer relembrar boas histórias, como a de um cliente que morava aqui em frente e que depois de horas bebendo pediu um táxi para ir embora", conta Battisti.

O PUG funciona às terças e domingos, das 11h às 18h, e de quarta-feira à sábado, das 11h às 23h. O cardápio completo está disponível no instagram @pugbarerestaurante.


Comunicar erro
MC Donalds

Comentários

classificados