Novo Sanavalle conecta

Aprenda como escolher uma gravata para qualquer ocasião

A gravata é o acessório de moda masculina que está presente no guarda-roupa dos homens desde o século XIX

Por Da Redação em 31/01/2020 às 17:27:31

Não é por acaso: o item tem como principal objetivo esconder o abotoamento frontal da camisa.

Mas, afinal, como escolher uma gravata nos dias de hoje, já que o mercado oferece uma grande variedade de modelos para serem usados em diversas ocasiões? O que parece uma tarefa difícil pode se tornar fácil se você seguir algumas dicas simples e práticas que facilitam o momento da compra.

Para ajudá-lo a não se confundir, preparamos um miniguia que vai descomplicar o momento de adquirir o acessório. Continue a leitura!

Considere sua personalidade

O primeiro passo para escolher a gravata é saber qual é sua personalidade. Se você é alguém mais descontraído e despojado, a dica é investir em opções de cores vibrantes, como amarelo, turquesa e rosa antigo, ou nas diversas tonalidades de verde lisas ou estampadas.

Se você é mais clássico e tradicional, aposte nos tons lisos, mas não necessariamente nos neutros. O terno preto, por exemplo, vai bem com uma gravata vermelha, ao passo que ternos cinza ou chumbo combinam com gravatas cor de laranja. O importante é testar as cores e ousar nas combinações!

Experimente cores diferentes

Por falar em cores, a dica é apostar nas tonalidades que combinem com seus olhos e sua pele, pois a gravata é um acessório usado muito próximo ao rosto. Para tanto, na hora de comprá-las, prove diversas cores e peça a opinião dos vendedores ou da pessoa que está acompanhando você.

Além disso, vale atentar para os tons mais usados em cada estação. No verão, as cores mais recomendadas são: amarelo, rosa e azul clarinho. No inverno, o destaque vai para os tons quentes e fechados, tais como o verde-musgo, o vinho ou o marrom.

Aposte nas estampas

Independentemente de sua personalidade, você pode apostar nas estampas (como listras e xadrezes) sem medo. Aquelas miúdas servem para ocasiões mais formais, como trabalho, e eventos semi-informais. Elas combinam com camisas lisas em tonalidades claras.

Já as listras e os quadrados maiores são indicados em situações mais informais. Para não errar, basta usá-los com camisas lisas e/ou ternos de clores mais neutras. Listras diagonais em amarelo e azul, por exemplo, são clássicas e conferem estilo ao homem que as veste.

Os poás, que são as famosas bolinhas, também formam uma estampa clássica da gravataria. Geralmente, elas são pequenas e transitam bem em qualquer ambiente no qual o homem precise adotar esse acessório. Uma boa opção é usar a gravata de poás com uma camisa de listras bem fininhas.

Para os homens mais jovens e irreverentes, a dica é escolher as gravatas florais ou de bichinhos. No entanto, é sempre válido lembrar que esses elementos devem ser pequenos, a fim de que o olhar das pessoas não se volte apenas ao acessório, mas sim a todo o look!

Prove os tamanhos

A regra diz que a ponta da gravata deve chegar até a altura da fivela do cinto, pois esse detalhe confere harmonia e elegância. Portanto, não compre um item que fique muito comprido ou curto demais, deixando aparecer parte da barriga.

Outro ponto relevante é a largura da gravata. Geralmente, o modelo tradicional é usado por homens mais clássicos, juntamente a camisas e ternos mais convencionais. Já a gravata slim, bastante adotada nos dias de hoje, é a escolha dos mais jovens, combinada com ternos e camisas de modelagem igualmente mais justa.

Leve em conta a ocasião

Inúmeros são os momentos em que o homem precisa usar a gravata, sendo que cada ocasião pede cores e modelos mais adequados. Em situações cotidianas durante o dia (para ir ao escritório ou a um casamento realizado pela manhã, por exemplo), aposte nos tons mais claros e nas texturas opacas.

Caso a ocasião seja mais formal (como em reuniões importantes na empresa), use cores mais fechadas, como o bordô. Já se houver uma festa mais pomposa no horário da noite, aposte nas gravatas que tenham texturas brilhantes. O look se tornará elegante e sofisticado!

Escolha os tecidos corretos

Vários tecidos são usados na confecção das gravatas. Aquelas feitas em algodão 100% são atuais e combinam com looks do dia a dia em escritórios, empresas e eventos semi-informais. Os modelos slim, por outro lado, compõem visuais estilosos, sejam lisos ou estampados.

As gravatas de seda são as mais sofisticadas e, geralmente, usadas em situações formais, como em cargos executivos de alto padrão ou cerimônias realizadas no horário noturno. O destaque fica com a clássica padronagem jacquard.

Também existem modelos no tecido lã, indicados para looks de inverno. Por serem mais grossos, combinam com cardigã, pea coat ou blazer de tweed. Elas são versáteis e transitam bem entre o formal e o informal.

Podemos, ainda, falar das gravatas de poliéster, que são encontradas com muita facilidade em diversas cores e estampas. Elas têm preços melhores do que as confeccionadas em fibras naturais (como as de seda) e, quando lavadas, secam com bastante rapidez.

Opte por comprar gravatas on-line

Hoje em dia, fazer compras pela internet é parte do cotidiano de várias pessoas. Entre os motivos para tal comportamento, temos:

  • grande variedade de produtos;
  • possibilidade de pesquisar preços;
  • kits promocionais;
  • segurança;
  • praticidade;
  • comodidade.

Quando o assunto é a escolha de gravatas, não poderia ser diferente! Muitas lojas de artigos masculinos oferecem um e-commerce para que seus clientes analisem os produtos desejados com tranquilidade.

É possível encontrar modelos de várias cores, estampas e padronagens, com preços que agradam a todos os bolsos. O importante é destacar que esses acessórios têm boa qualidade e apresentam bom caimento.

Comprar gravatas não deve ser uma tarefa difícil para os homens contemporâneos, já que o mercado atual oferece muitas opções em diferentes estilos e a valores acessíveis.

Por isso, quando você estiver em dúvida sobre como escolher uma gravata, leve em conta nossas dicas e, principalmente, o bom senso e seu gosto pessoal. Afinal, estar bem alinhado é questão de ter confiança!

Fonte: Blog.Levock

pedra baiana1

Comentários